Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Jubilar de Santo Afonso Maria


173 anos da Canonização de Santo Afonso Maria de Ligório

Hoje recordamos o dia da canonização de Santo Afonso Maria de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor. Santo Afonso foi elevado à honra dos altares pelo papa Gregório XVI em 1839.

Homem dotado de grandes qualidades, Santo Afonso foi bispo, escritor, poeta, musicista e recebeu o título de doutor da Igreja. Escreveu mais de 100 livros que são conhecidos no mundo inteiro.

Os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são popularmente conhecidos como ‘Redentoristas’. Atualmente conta mais de 6000 membros e figura entre as 10 maiores congregações religiosas da Igreja. Está presente em todos os continentes e espalhada em mais de 70 países. Santo Afonso fundou a congregação no dia 9 de novembro de 1732.

Os Missionários Redentoristas dão continuidade ao carisma de Santo Afonso na Igreja e na sociedade: “Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados de zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria, abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador, participam do mistério de Cristo e o proclamam com simplicidade no viver e no falar, a fim de levar ao povo a Copiosa Redenção” (Constituições Redentoristas, nº 20).

Santo Afonso recebeu o honroso título de “Doutor Zelosíssimo da Igreja” do papa Pio IX em 1871 e foi proclamado pelo papa Pio XII como Padroeiro dos Confessores e estudiosos de Teologia Moral em 1950. Morreu no dia 1º de agosto de 1878.

Santo Afonso deixou para os seus religiosos e devotos o exemplo de amor aos pobres e o compromisso com as virtudes da penitência e da caridade. Dia 1º de agosto é o dia consagrado a ele na liturgia da Igreja. Que Santo Afonso Maria de Ligório nos inspire a viver as virtudes da fé, esperança e caridade.

Fonte: Portal A 12

Nenhum comentário:

Postar um comentário