Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

1º dia do Tríduo


TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN

PRIMEIRO DIA

ORAÇÃO INICIAL

Sinal da cruz

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.

Oração
Ó São João Neumann, missionário e bispo, no mais íntimo de vosso ser experimentastes a necessidade de proclamar com o Evangelho e com o exemplo a sabedoria e o poder de Deus, pregando a Cristo crucificado, cuja imagem reproduziu em vossa vida. Como o Bom Pastor, toda a vossa vida foi dada pelas as vossas ovelhas. Um amor fraterno e autêntico vos levou a dedicação missionária e pastoral em favor dos abandonados e dos fracos. Os imigrantes, os mais pobres, os doentes, as crianças foram vossa preocupação. Bom filho de Santo Afonso, por meio do sacramento da reconciliação, levastes o perdão de Deus e as graças da redenção aos pecadores. São João Neumann, alcançai-nos a graça de santificarmos nos trabalhos comuns e ordinários de cada dia, fazendo tudo por amor de Jesus e Maria, fazendo tudo por amor de nossos irmãos mais necessitados. Amém

SÃO JOÃO NEUMANN,
 Exemplo de entrega a Cristo e coragem evangélica.

João Neumann nasceu 28 de março de 1811, sexta-feira Santa, e no mesmo dia é batizado na Igreja de São James. João era o terceiro filho de Filipe e Alice que, mesmo nos tempos difíceis, construíram uma família cristã muito zelosa, teve quatro filhos que abraçaram a vida religiosa. João e Wenzel, seu irmão, entraram na Congregação do Santíssimo Redentor; sendo João padre e Wenzel irmão, Joana e Aloísa entram no Instituto das Irmãs de Caridade de São Carlos Borromeu. Joana irmã chegou a ser Superiora Geral do Instituto das Irmãs de Caridade de São Carlos Borromeu.

A prática da oração que o Santo mais gostava era o terço. Essa oração despertou em João um amor para com Nossa Senhora. Os pais cuidavam muito da fé dos seus filhos. João com sete anos de idade confessou-se pela primeira vez. Dois anos depois recebeu o sacramento da confirmação e, com licença especial de seu catequista, tornou-se coroinha. Não se sabe quando despertou em João o desejo de ser padre. Este sonho, João julgava longe de suas possibilidades mesmo quando aos vinte anos de idade e já terminando os estudos em Budweis, ficou diante da decisão qual vocação que devia seguir. Para o seminário maior, no meio de 90 pretendentes apenas 20 poderiam ser aceitos. O medo de ser rejeitado despertou-lhe o desejo de dedicar-se à medicina. O pai concordava, mas a mãe insistiu para solicitar a admissão no Seminário. João obedeceu à mãe e contra toda expectativa e foi aceito.

Em novembro de 1831, começou Neumann o estudo de teologia em Budweis. Durante os estudos, Deus revelou a seu servo a vocação que o esperava no futuro. Motivado pelas cartas e histórias dos vários missionários na América do Norte, Neumann despertou-se para vida missionária. Em 1836 ano em que seria ordenado, mas o superior do seminário decide adiar as ordenações por haver padres demais na diocese.  Para complicar a situação o bispo não lhe dá os documentos para a ordenação. Diante disso, João não se desespera e com coragem procura realizar a sua vocação. Com a ajuda de Pe.Hermann vai para os Estados Unidos da América e cheio de ardor, no dia 20 de abril embarca de navio e segue a viajem para Nova York. Dúvidas, ânsias, temores o agitavam. Estava resolvido a viver na América como um ermitão para fazer penitência pelos seus pecados e dos outros, caso nenhum Bispo o quisesse receber. Chegando para Nova York as coisas começam a melhorar. O sacerdote alemão, pe. Raffeiner, apresentou-o ao Bispo Dubois que, dispensando os documentos necessários, o ordena sacerdote no dia 25 de junho de 1836. O início do seu sacerdócio, Pe. Neumann passou trabalhando no meio dos emigrantes e índios nas regiões do rio Niágara.

EVANGELHO
(Jo 1,19-28)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.

19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: “És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos de levar uma resposta àqueles que nos enviaram. Que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do Senhor’” — conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia além do Jordão, onde João estava batizando.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor

Reflexão

Assim como João evangelista João Neumann dá testemunho de Jesus no seu meio a começa pela família desde pequeno cultiva o amor e temor a Deus. Sempre dando resposta a sua fé. Com anseio de anunciar a Boa Nova parte para terras diferentes sem ao menos conhecê-las vai proclamar e ensinar o Caminho de Deus. João Neumann sua confiança em Deus não fez temer o dia do amanhã ao menos aonde iria dormir, simplesmente confiou nos braços do Pai assim como Maria diz sim a Ele viveu no sim constante, diário. Que Maria a Mãe do Belo Amor seja para nós o conforto de testemunhar a cristo sem reservas e sem medo.

ORAÇÃO FINAL

Ladainha

Senhor, - Tende piedade de nós (bis)
Cristo, - Tende piedade de nós (bis)
Senhor, - Tende piedade de nós (bis)
Deus Pai de céu, - Tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, - Tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, - Tende piedade de nós

São João Neumann, filho glorioso da terra da Boêmia... - Rogai por nós
São João Neumann, filho de uma família católica...
São João Neumann, filho fiel de Santo Afonso...
São João Neumann, padroeiro das crianças...
São João Neumann, padroeiro dos jovens...
São João Neumann, padroeiro das escolas católicas...
São João Neumann, padroeiro daqueles que promovem as vocações...
São João Neumann, padroeiro dos devotos de Jesus Eucarístico...
São João Neumann, padroeiro dos religiosos e consagrados...
São João Neumann, padroeiro dos necessitados e doentes...
São João Neumann, padroeiro dos emigrantes...
São João Neumann, missionário apaixonado pelo Redentor...
São João Neumann, missionário zeloso, fiel e perseverante...
São João Neumann, missionário além fronteiras...
São João Neumann, missionário das populações rurais abandonadas...
São João Neumann, missionário inflamado de amor por Maria...
São João Neumann, missionário incansável no confessionário...
São João Neumann, missionário movido pela caridade...
São João Neumann, missionário aberto para a inculturação da fé...
São João Neumann, missionário persistente nas dificuldades...
São João Neumann, bispo missionário...
São João Neumann, bispo dos pobres...
São João Neumann, bispo dos humildes...
São João Neumann, bispo dos esquecidos...
São João Neumann, bispo preocupado pelo bem dos sacerdotes...
São João Neumann, bispo construtor de igrejas e escolas...

Sede-nos propício...                                    - Ouvi-nos Senhor
Para que nos livreis de todo o mal...        
Para que nos livreis de todo o pecado...                                                           
Para que nos livreis da morte eterna...                                                                
Pela vossa encarnação...                                                                                     
Pela vossa paixão e morte na cruz...                                                                 
Pela vossa ressurreição...                                                                                     
Pela efusão do Espírito Santo...                                                                       
Apesar de nossos pecados...                                                                                
Jesus Filho de Deus Vivo                      - Ouvi-nos Senhor
Cristo,                                                       - Ouvi-nos (bis)
Cristo,                                                      - Atendei-nos (bis)

Oremos (oração da ladainha) Ó Deus, que tornastes ilustre missionário redentorista, o bispo São João Nepomuceno Neumann, por seu ministério pastoral em favor dos mais abandonados, concedei-nos que, seguindo seu exemplo de esforço cotidiano, possamos servir com bons frutos a vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Pai Nosso

Rezemos com amor e confiança a oração que o próprio Cristo Jesus nós ensinou.

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Ó Deus, nosso Pai, que chamastes S. João Neumann para ser missionário da abundante Redenção do seu Filho, nós vos pedimos suscita também hoje as vocações para o serviço do seu Reino.  Oferece para cada um de nós um ardente desejo de anunciar a Boa Nova para todas as pessoas. Para que não nos desanime nem tribulação, nem na angústia, nem na perseguição, nem na solidão, mas para que possamos viver enrraizados em Cristo. Ó São João Neumann, interceda pelos Redentoristas, por nossos benfeitores, e por todos os pobres e abandonados para que vivendo o batismo caminhemos na luz de Jesus Cristo. Amém.

BIBLIOGRAFIA

Site Canção nova Blog Liturgia diária

Site Centro Missionário Redentorista da Bahia

Site Congregação do Santíssimo Redentor – Província de Goiás

Blog São João Neumann

Nenhum comentário:

Postar um comentário