Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

3º dia do Tríduo

TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN
TECEIRO DIA

ORAÇÃO INICIAL
Sinal da cruz

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.


Oração

Ó São João Neumann, missionário e bispo, no mais íntimo de vosso ser experimentastes a necessidade de proclamar com o Evangelho e com o exemplo a sabedoria e o poder de Deus, pregando a Cristo crucificado, cuja imagem reproduziu em vossa vida. Como o Bom Pastor, toda a vossa vida foi dada pelas as vossas ovelhas. Um amor fraterno e autêntico vos levou a dedicação missionária e pastoral em favor dos abandonados e dos fracos. Os imigrantes, os mais pobres, os doentes, as crianças foram vossa preocupação. Bom filho de Santo Afonso, por meio do sacramento da reconciliação, levastes o perdão de Deus e as graças da redenção aos pecadores. São João Neumann, alcançai-nos a graça de santificarmos nos trabalhos comuns e ordinários de cada dia, fazendo tudo por amor de Jesus e Maria, fazendo tudo por amor de nossos irmãos mais necessitados. Amém


SÃO JOÃO NEUMANN,
Vida constante de oração e de nunca perde tempo para evangelização

Ele sempre acordava às cinco horas, meia hora dedicava para meditação e depois celebrava a Eucaristia. Em seguida, celebrando segunda Eucaristia fazia ação de graças a Deus e confessava a quem pedisse e depois disso tomava café da manhã.  Sendo bispo uma vez por mês fazia um retiro na casa dos Redentoristas. Pe. João Neumann foi nomeado bispo de Filadélfia no dia 1 de março e ordenado em Baltimore dia 28 de março de 1852. Tinha 41 anos e era o mais novo bispo dos Estados Unidos. Sua diocese era muito grande, mas o seu espírito missionário e zelo pelo Evangelho foram maiores ainda. Logo começa a visita pastoral das comunidades o que frutificou em surgimento das novas igrejas e escolas em todos os cantos da diocese. Já no primeiro ano de seu serviço pode Dom Neumann inaugurar e benzer cinquenta novas igrejas. Depois, organizando o atendimento pastoral com novo bispo coadjutor, Dom Neumann escolhe a responsabilidade para atender as áreas mais distantes da diocese, deixando festivas celebrações na Catedral. Dom João Neumann era ciente da utilidade das Missões, tratou de mandar pregá-las desde o primeiro ano de seu serviço episcopal. Assistia devotamente as pregações e exercícios da Missão para assim, atrair as bênçãos de Deus sobre o povo por seu exemplo e oração.

Sendo bispo, ele fez voto para nunca, conscientemente, perder tempo em vão. Levou uma profunda vida de oração e sempre tinha consciência que Deus estava presente do seu lado.  João Neumann entregava-se às atividades não por causa da vanglória, mas para gloria de Deus e salvação das pessoas. Percebendo que o programa educacional nas escolas era muito agnóstico e sem referência à Deus, com todos os esforços procura construir escolas católicas aumentando o número das escolas em sua diocese de 2 para 100. Funda a Ordem Terceira de São Francisco para ensinar nas escolas. O espírito missionário de Dom João Neumann se revelava em várias iniciativas pastorais. Ao lado da catedral edificou um asilo para as crianças pobres. Especial cuidado voltava à formação dos futuros sacerdotes. Para eles fazia frequentes instruções sobre a teologia pastoral e serviço missionário no meio do povo. Não teve sossego enquanto não introduziu na sua diocese a adoração das Quarenta Horas, devoção que até então não era praticada na América do Norte. Propagou o dogma da Imaculada Conceição. Não esquecia para confessar os pobres doentes. Mesmo à noite o viam dirigir-se à casa de um pobre moribundo, levando auxilio para o corpo e para a alma.

Alguns dias antes de sua morte foi, como de costume, confessar-se no convento de seus confrades. Enquanto esperava pelo padre Reitor iniciou uma prosa com o irmão porteiro de qual a morte que o preferiria ter, o Irmão diz que preferia morrer depois de uma doença suportada com paciência; morte repentina é coisa arriscada, retorquiu o irmão. Dom Neumann retruca que um cristão deve, no entanto estar pronto para morrer a qualquer hora e muito mais ainda um religioso. Estando preparado, ganha mais com a morte rápida e poupa aos outros, muito trabalho e a si mesmo muito ocasião de impaciência. Em todo caso é sempre melhor o gênero de morte que Deus enviar. As previsões do santo Bispo deviam se cumprir. Aos 5 de janeiro, véspera dos Santos Reis, sentiu-se indisposto, de tarde saiu de casa para assinar um documento de certa propriedade da diocese. Ao voltar para casa caiu por terra numa das ruas da cidade, vitimado por um ataque de apoplexia. Levaram-no para a casa mais próxima estenderam-no sobre um tapete e tentaram reanimá-lo em vão. Foi sepultado na cripta da igreja de S. Pedro. A 15 de dezembro de 1895 o Papa Leão XIII assinou o decreto pelo qual ordenava a introdução do processo de beatificação do Venerável Neumann. Beatificado a 13 de outubro de 1963 pelo papa Paulo VI e pelo mesmo papa canonizado a19 de junho de 1977.

EVANGELHO
(João 1,35-42)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 35João estava de novo com dois de seus discípulos 36e, vendo Jesus passar, disse: “Eis o Cordeiro de Deus!” 37Ouvindo essas palavras, os dois discípulos seguiram Jesus. 38Voltando-se para eles e vendo que o estavam seguindo, Jesus perguntou: “Que estais procurando?” Eles disseram: “Rabi (que quer dizer: Mestre), onde moras?” 39Jesus respondeu: “Vinde ver”. Foram pois ver onde ele morava e, nesse dia, permaneceram com ele. Era por volta das quatro da tarde. 40André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram as palavras de João e seguiram Jesus. 41Ele foi logo encontrar seu irmão Simão e lhe disse: “Encontramos o Messias (que quer dizer: Cristo)”. 42Então André conduziu Simão a Jesus. Jesus olhou bem para ele e disse: “Tu és Simão, filho de João; tu serás chamado Cefas” (que quer dizer: Pedra).

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Pe. Neumann sempre em sua vida recorria a Cristo principalmente nas orações e na escuta da palavra se pois a serviço a Cristo. Jamais perdeu tempo era homem atento as coisas de Deus. Assim como Pedro foi pastor de uma diocese e fez disso como Pedro um serviço a Deus por meio dos mais humildes. Jamais procurou glorias e muito menos  se vã gloriou e abusou do cargo como bispo ao seu ver a missão episcopal era um serviço aos mais simples. Foi humilde assim como Nossa Senhora, a qual sem medo pois a serviço a Deus. Com seu carinho maternal de mãe possamos buscar as coisas do alto.

ORAÇÃO FINAL

Ladainha

Senhor, - Tende piedade de nós (bis)
Cristo, - Tende piedade de nós (bis)
Senhor, - Tende piedade de nós (bis)
Deus Pai de céu, - Tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, - Tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, - Tende piedade de nós

São João Neumann, filho glorioso da terra da Boêmia... - Rogai por nós
São João Neumann, filho de uma família católica...
São João Neumann, filho fiel de Santo Afonso...
São João Neumann, padroeiro das crianças...
São João Neumann, padroeiro dos jovens...
São João Neumann, padroeiro das escolas católicas...
São João Neumann, padroeiro daqueles que promovem as vocações...
São João Neumann, padroeiro dos devotos de Jesus Eucarístico...
São João Neumann, padroeiro dos religiosos e consagrados...
São João Neumann, padroeiro dos necessitados e doentes...
São João Neumann, padroeiro dos emigrantes...
São João Neumann, missionário apaixonado pelo Redentor...
São João Neumann, missionário zeloso, fiel e perseverante...
São João Neumann, missionário além fronteiras...
São João Neumann, missionário das populações rurais abandonadas...
São João Neumann, missionário inflamado de amor por Maria...
São João Neumann, missionário incansável no confessionário...
São João Neumann, missionário movido pela caridade...
São João Neumann, missionário aberto para a inculturação da fé...
São João Neumann, missionário persistente nas dificuldades...
São João Neumann, bispo missionário...
São João Neumann, bispo dos pobres...
São João Neumann, bispo dos humildes...
São João Neumann, bispo dos esquecidos...
São João Neumann, bispo preocupado pelo bem dos sacerdotes...
São João Neumann, bispo construtor de igrejas e escolas...

Sede-nos propício...                                    - Ouvi-nos Senhor
Para que nos livreis de todo o mal...        
Para que nos livreis de todo o pecado...                                                           
Para que nos livreis da morte eterna...                                                                
Pela vossa encarnação...                                                                                     
Pela vossa paixão e morte na cruz...                                                                 
Pela vossa ressurreição...                                                                                     
Pela efusão do Espírito Santo...                                                                       
Apesar de nossos pecados...                                                                                
Jesus Filho de Deus Vivo                      - Ouvi-nos Senhor
Cristo,                                                       - Ouvi-nos (bis)
Cristo,                                                      - Atendei-nos (bis)

Oremos (oração da ladainha) Ó Deus, que tornastes ilustre missionário redentorista, o bispo São João Nepomuceno Neumann, por seu ministério pastoral em favor dos mais abandonados, concedei-nos que, seguindo seu exemplo de esforço cotidiano, possamos servir com bons frutos a vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Pai Nosso

Rezemos com amor e confiança a oração que o próprio Cristo Jesus nós ensinou.

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Ó Deus, nosso Pai, que chamastes S. João Neumann para ser missionário da abundante Redenção do seu Filho, nós vos pedimos suscita também hoje as vocações para o serviço do seu Reino.  Oferece para cada um de nós um ardente desejo de anunciar a Boa Nova para todas as pessoas. Para que não nos desanime nem tribulação, nem na angústia, nem na perseguição, nem na solidão, mas para que possamos viver enrraizados em Cristo. Ó São João Neumann, interceda pelos Redentoristas, por nossos benfeitores, e por todos os pobres e abandonados para que vivendo o batismo caminhemos na luz de Jesus Cristo. Amém.

BIBLIOGRAFIA

Site Canção nova Blog Liturgia diária

Site Centro Missionário Redentorista da Bahia

Site Congregação do Santíssimo Redentor – Província de Goiás

Blog São João Neumann

Nenhum comentário:

Postar um comentário