Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Tríduo: Festa

TRÍDUO À SÃO JOÃO NEUMANN

Festa à São João Neumann

ORAÇÃO INICIAL
Sinal da cruz

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor. Enviai o vosso Espírito e tudo será criado. E renovareis a face da terra. Oremos: Ó Deus, que iluminastes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da sua consolação. Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.

Oração
Ó São João Neumann, missionário e bispo, no mais íntimo de vosso ser experimentastes a necessidade de proclamar com o Evangelho e com o exemplo a sabedoria e o poder de Deus, pregando a Cristo crucificado, cuja imagem reproduziu em vossa vida. Como o Bom Pastor, toda a vossa vida foi dada pelas as vossas ovelhas. Um amor fraterno e autêntico vos levou a dedicação missionária e pastoral em favor dos abandonados e dos fracos. Os imigrantes, os mais pobres, os doentes, as crianças foram vossa preocupação. Bom filho de Santo Afonso, por meio do sacramento da reconciliação, levastes o perdão de Deus e as graças da redenção aos pecadores. São João Neumann, alcançai-nos a graça de santificarmos nos trabalhos comuns e ordinários de cada dia, fazendo tudo por amor de Jesus e Maria, fazendo tudo por amor de nossos irmãos mais necessitados. Amém


SÃO JOÃO NEUMANN,
Homem de feitos heróicos

Deus não te deu em vão
Uma alma nobre, um espírito de escolha.
Sem levar em conta toda dificuldade e dor,
Vai em frente, obediente à voz dele!
Pois ouviste o divino convite
Para uma vida de trabalhos e cuidados;
Mas, inflamada de amor, a tua alma
Não recusa o trabalho seja onde for.
Como os pescadores de outrora,
Obedientes ao chamado do Mestre,
Com o coração sincero, com o espírito corajoso,
Que deixaram suas redes, que deram tudo o que tinham,
Tu também deixaste de lado prazerosamente
Os grilhões brilhantes do coração
E tudo o que bajula o orgulho humano,
Para escolher a parte mais nobre, a "melhor parte".
Conduzido pela mão protetora de Deus,
Através das vagas do Atlântico,
Para uma terra estranha e inculta,
A Santa Cruz, tua estrela guia,
Esse estandarte da nossa fé salvadora,
Em triunfo lá ostentaste,
E o seguraste fiel até a morte,
leal e verdadeiro possuíste o seu domínio.
Teu Deus cuidou de ti quando sozinho
Na árida planície, na floresta escura,
Onde tu semeaste a semente da fé,
E bem a nutriste por amor a Ele,
Quem bem remunerou o teu trabalho e dor,
Pois trabalhaste para o teu Deus;
Brotou como grão de ouro.
E os ídolos afundaram no chão.
Porque foste um servo fiel
Nas coisas pequenas, o teu Senhor
te constituiu sobre grandes agora,
E gloriosa será a tua recompensa.
Salve, pastor fiel, à tua fama
Teu Senhor acrescentou novas honras,
Além, muito além de toda dimensão terrena,
Rico galardão dos ‘poucos escolhidos.’
Lá longe no Ocidente, onde pasta o teu rebanho,
O Senhor dos Exércitos te concedeu,
Pelos atos nobres, feitos heróicos,
Alta dignidade na Santa Igreja.
Que Deus esteja sempre contigo!

LEITURAS

Primeira Leitura (1Cor 9,16-19.22-23)
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios:

Irmãos: 16Pregar o Evangelho não é para mim motivo de glória. É antes uma necessidade para mim, uma imposição. Ai de mim se eu não pregar o Evangelho! 17Se eu exercesse minha função de pregador por iniciativa própria, eu teria direito a salário. Mas, como a iniciativa não é minha, trata-se de um encargo que me foi confiado. 18Em que consiste, então, o meu salário? Em pregar o Evangelho, oferecendo-o de graça, sem usar os direitos que o Evangelho me dá. 19Assim, livre em relação a todos, eu me tornei escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. 22Com os fracos, eu me fiz fraco, para ganhar os fracos. Com todos, eu me fiz tudo, para certamente salvar alguns. 23Por causa do Evangelho eu faço tudo, para ter parte nele.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Salmo (Sl 22,1-3a.3b-4.5-6 (R. 6cd))
R. Na casa do Senhor habitarei, eternamente.

1O Senhor é o pastor que me conduz;* não me falta coisa alguma. 2Pelos prados e campinas verdejantes* ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha,* 3e restaura as minhas forças.
R.
3bEle me guia no caminho mais seguro,* pela honra do seu nome. 4Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso,* nenhum mal eu temerei; estais comigo com bastóo e com cajado;* eles me dá a segurança!
R.
5Preparais à minha frente uma mesa,* bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça;* o meu cálice transborda.
R.
6Felicidade e todo bem hão de seguir-me* por toda a minha vida; e na casa do Senhor, habitarei* pelos tempos infinitos.
R.

Evangelho (Jo 10, 11-16)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São João.
— Glória a vós, Senhor.

1Eu sou o bom pastor. O bom pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. 12O mercenário, porém, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, quando vê que o lobo vem vindo, abandona as ovelhas e foge; o lobo rouba e dispersa as ovelhas.         13º mercenário, porém, foge, porque é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, 15como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas.        16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

Reflexão

Homem que viveu na radicalidade do Evangelho em tudo fez a serviço do próximo a primeira leitura expressa a vida deste santo homem que comemoramos hoje e o salmo de hoje foi a oração de confiança que São João Neuamnn e o Evangelho tornou-se como missão de vida sacerdotal, religiosa e episcopal. São João Nepomuceno Neumann, rogai por nós!

ORAÇÃO FINAL

Ladainha

Senhor, - Tende piedade de nós (bis)
Cristo, - Tende piedade de nós (bis)
Senhor, - Tende piedade de nós (bis)
Deus Pai de céu, - Tende piedade de nós
Deus Filho Redentor do mundo, - Tende piedade de nós
Deus Espírito Santo, - Tende piedade de nós

São João Neumann, filho glorioso da terra da Boêmia... - Rogai por nós
São João Neumann, filho de uma família católica...
São João Neumann, filho fiel de Santo Afonso...
São João Neumann, padroeiro das crianças...
São João Neumann, padroeiro dos jovens...
São João Neumann, padroeiro das escolas católicas...
São João Neumann, padroeiro daqueles que promovem as vocações...
São João Neumann, padroeiro dos devotos de Jesus Eucarístico...
São João Neumann, padroeiro dos religiosos e consagrados...
São João Neumann, padroeiro dos necessitados e doentes...
São João Neumann, padroeiro dos emigrantes...
São João Neumann, missionário apaixonado pelo Redentor...
São João Neumann, missionário zeloso, fiel e perseverante...
São João Neumann, missionário além fronteiras...
São João Neumann, missionário das populações rurais abandonadas...
São João Neumann, missionário inflamado de amor por Maria...
São João Neumann, missionário incansável no confessionário...
São João Neumann, missionário movido pela caridade...
São João Neumann, missionário aberto para a inculturação da fé...
São João Neumann, missionário persistente nas dificuldades...
São João Neumann, bispo missionário...
São João Neumann, bispo dos pobres...
São João Neumann, bispo dos humildes...
São João Neumann, bispo dos esquecidos...
São João Neumann, bispo preocupado pelo bem dos sacerdotes...
São João Neumann, bispo construtor de igrejas e escolas...

Sede-nos propício...                                    - Ouvi-nos Senhor
Para que nos livreis de todo o mal...        
Para que nos livreis de todo o pecado...                                                           
Para que nos livreis da morte eterna...                                                                
Pela vossa encarnação...                                                                                     
Pela vossa paixão e morte na cruz...                                                                 
Pela vossa ressurreição...                                                                                     
Pela efusão do Espírito Santo...                                                                       
Apesar de nossos pecados...                                                                                
Jesus Filho de Deus Vivo                      - Ouvi-nos Senhor
Cristo,                                                       - Ouvi-nos (bis)
Cristo,                                                      - Atendei-nos (bis)

Oremos (oração da ladainha) Ó Deus, que tornastes ilustre missionário redentorista, o bispo São João Nepomuceno Neumann, por seu ministério pastoral em favor dos mais abandonados, concedei-nos que, seguindo seu exemplo de esforço cotidiano, possamos servir com bons frutos a vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Pai Nosso

Rezemos com amor e confiança a oração que o próprio Cristo Jesus nós ensinou.

Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino,
seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

Ó Deus, nosso Pai, que chamastes S. João Neumann para ser missionário da abundante Redenção do seu Filho, nós vos pedimos suscita também hoje as vocações para o serviço do seu Reino.  Oferece para cada um de nós um ardente desejo de anunciar a Boa Nova para todas as pessoas. Para que não nos desanime nem tribulação, nem na angústia, nem na perseguição, nem na solidão, mas para que possamos viver enrraizados em Cristo. Ó São João Neumann, interceda pelos Redentoristas, por nossos benfeitores, e por todos os pobres e abandonados para que vivendo o batismo caminhemos na luz de Jesus Cristo. Amém.

BIBLIOGRAFIA



Nenhum comentário:

Postar um comentário