Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Homilia de Canonização

Homilia de Canonização de São João Nepomuceno Neumann

HOMILIA DE PAULO VI

Domingo, 19 de Junho de 1977

Saudações a você, irmãos, filhos e filhas dos Estados Unidos da América! Congratulamo-nos com você em nome do Senhor!

A Igreja Católica inteira, aqui, o túmulo do Apóstolo Pedro, recebe com alegria festiva. E junto com você, toda a Igreja Católica canta um hino de vitória celeste de São João Nepomuceno Neumann, que recebe a honra de quem vive na glória de Cristo.

Em algumas breves palavras deve descrever para os outros peregrinos alguns detalhes de sua vida, que já são conhecidos por você.

Glória ao Senhor que nos dá a alegria de ser capaz de declarar Santo bispo de Filadélfia, nos Estados Unidos da América, John Nepomuceno Neumann, recebeu o título de abençoado em 13 de outubro de 1963. Ambos honram a Igreja Católica americana que insere no registro dos Santos, seu primeiro campeão! Recordamos algumas biográficas. John Nepomuceno Neumann foi um imigrante Europeu de origem Boêmia, nascido em Prachatitz, 28 de Março de 1811, educado no seminário de Budéjovice, que pertencia, em seguida, o Império Austro-Húngaro e, em seguida, Praga, onde completou os seus estudos teológicos. Tendo adiado a ordenação para também que muitos estudantes começaram o sacerdócio, o jovem Neumann foi a Estrasburgo por uma missão de projeto para a América, ele andou em Paris, em seguida, em Le Havre, donde partiu, pobre e apenas para Nova York. Aqui, o bispo, o bispo Dubois, ordenado sacerdote em 25 de Junho de 1836. Aqui, na região de Niágara, Williams Ville, então norte Bush, ele permaneceu quatro anos, todos dedicados ao ministério sacerdotal para lenhadores. O desejo de perfeição e Comunidade vida levou-o a entrar entre Redentoristas de origem italiana, sempre dando sua preferência aos imigrantes do alemão, primeiro em Baltimore, onde ela fez seus votos religiosos, em seguida, em Pittsburgh, onde ele foi convidado para manter a casa, que os Redentoristas tinham aberto. Pittsburgh durante três anos foi sua residência, com muitos compromissos. Voltar para Baltimore, ele foi a paróquia Ministério na Igreja de Santo Afonso, sendo o primeiro padre Redentorista da América, sempre primeiro ao trabalho e sacrifício, sempre o último a descansar, sempre modelo da regular observância religiosa.

Aqui, ele teve de aceitar, em 1852, a nomeação para o Bispado da Filadélfia. Novas responsabilidades duplicadas por seu zelo pastoral. Superar dificuldades de qualquer tipo foi encontrado cerca de 100 escolas católicas, incansáveis em visitas pastorais, em contato com o povo pobre e trabalhador. Fundada na Filadélfia, a primeira paróquia italiana dedicada a Florença Santa Maria Madalena de Pazzi e começou a construção da igreja catedral monumental. Ele estava na Itália, em 1854 para a proclamação do dogma da Imaculada e visitou o seu país de origem. Escreveu várias obras, incluindo um famoso catecismo, republicada várias vezes. Morre de uma doença súbita na Street Pietri em 5 de Janeiro de 1860. Tinha ainda não 50 anos. E foi sepultado na Igreja de São Pedro em Filadélfia. E agora ele vive na comunhão dos santos, na glória de Cristo.

Devemos perguntar-nos hoje: qual é o significado deste evento extraordinário, o significado desta canonização? É a celebração da santidade. E o que é a santidade? É perfeição humana, amor humano elevado até ao seu nível mais alto em Cristo, Deus.

No momento da João Neumann, América representou novos valores e novas esperanças. O bispo Neumann viu em sua relação com a posse de ultimasse, suprema a que se destina a humanidade. Com São Paulo, ele pôde testemunhar que "todos são seu e é de Cristo, e Cristo é Deus" (1  Cor 3, 22). E com Agostinho ele sabia que nossos corações são agitados até descansar no Senhor (s. Confessiones AUGUSTINI, 1, 1).

Seu amor pelo povo era autêntico amor fraternal. Era verdadeira caridade: caridade pastoral e missionária. Isso significava que ele deu a mesmo para os outros. Como Jesus o bom pastor, estabelecer sua vida pelas ovelhas para o rebanho de Cristo: para fornecer para suas necessidades, para levá-los à salvação. E hoje, com o Evangelista, proclamam solenemente: "não há nenhum maior amor do que este: estabelecer uma vida para seus amigos" (I. 15, 13).

Zelo pastoral de João Neumann foi manifestado em muitas maneiras. Através do serviço fiel e perseverante, ele trouxe a conclusão da generosidade de seu ato inicial de dedicação missionária. Ele ajudou as crianças para satisfazer sua necessidade de verdade, sua necessidade de doutrina cristã, para o ensino de Jesus em suas vidas. Ele fez isso por instrução catequética e promovendo, com energia incansável, o sistema de escola católica nos Estados Unidos. E ainda me lembro das palavras de nosso Delegado Apostólico final em Washington, o Cardeal Amleto Cicognani amado: "Você americanos", disse ele, "possuem duas grandes tesouras: a escola católica e a Confraria de doutrina cristã. Guarda-los como a maçã do seu"(cf. Epistola 2 iunii, 1963) de olho.

E quem pode deixar de admirar a preocupação amorosa que John Neumann mostrou para o povo de Deus, através de seu ministério sacerdotal e seu cliente pastoral como um bispo? Ele amava profundamente Sacramento da reconciliação: e como digno filho de Santo Afonso ele transmitiu o perdão e o poder de cura do Redentor para a vida de inúmeros filhos e filhas da Igreja. Ele estava perto dos doentes. Ele estava em casa com os pobres. Ele foi um amigo para os pecadores. E hoje ele é a honra de todos os imigrantes, e do ponto de vista das bemaventuranças, amo o símbolo cristão.

João Neumann, deu à imagem de Cristo. Ele experimentou em seu interno sendo, a necessidade de proclamar por palavra e exemplo a sabedoria e o poder de Deus e pregar o Cristo crucificado. E a paixão do senhor ele encontrou a força e a inspiração de seu Ministério: Passio Christi tranquiliza-me!

O sacrifício eucarístico foi o centro de sua vida e sua composição para ele que o Concílio Vaticano II mais tarde chamaria "a origem e a Cimeira da evangelização de todos os" (Presbiterorum Ordinispresbiterorum ordinis, 5). Com grande eficácia, através de quarenta horas devoção ele ajudou a suas paróquias tornar-se comunidades de fé e de serviço.

Mas para realizar sua tarefa, o amor foi necessário. E amor significa dar. Amor significado esforço; sacrifício significava o amor. E no seu sacrifício, serviço o bispo Neumann foi concluído. Ele levou seu povo ao  longo de caminhos de santidade. Ele era de fato um testemunho eficaz em sua geração, ao amor de Deus para sua Igreja e o mundo.

Há muitos que viveram e vivem ainda o comando divino de amor generoso. Para o amor ainda significa doar-se para outros, porque amor chegou à humanidade. e de humanidade amor vai para trás a sua fonte divina! Como muitos homens e mulheres que este plano de Deus o programa de suas vidas! Nosso louvor vai para o clero, leigos religiosos e católicos da América, que, na sequência do Evangelho, viver de acordo com este plano de sacrifício e serviço. São João Neumann é um verdadeiro exemplo para todos nós a este respeito. Não é suficiente para adquirir as boas coisas da terra, para estes ainda pode ser perigoso, se parar ou impedir nosso amor de subir a sua origem e atingindo seu objetivo. Deixe-nos sempre lembrar que o maior e o primeiro mandamento é este: "Você deve amar o Senhor teu Deus" (Mt 22, 36).

Verdadeiro humanismo no cristianismo. Verdadeiro cristianismo-nós repeatis o sacrifício de si mesmo para os outros, por causa de Cristo, por causa de Deus. Ele é mostrado por sinais. Manifesta-se em ações. O cristianismo é sensível ao sofrimento e opressão e tristeza de outros, a pobreza, a todas as necessidades humanas, a primeira das quais é a verdade.

Nossa cerimônia de hoje é, de fato, a celebração da santidade. Ao mesmo tempo, é uma antecipação profética - para a Igreja, para os Estados Unidos, para o mundo - de uma renovação no amor: amor de Deus, amor para o vizinho.

E caridade vital, amados filhos e filhas, deixe-nos ir para a frente, para construir uma verdadeira civilização do amor. Saint John Neumann, pelo poder do seu exemplo de vida e pela intercessão de suas orações, ajudar-nos hoje e para sempre.

São João Neumann, pelo seu exemplo de vida e pela intercessão de suas orações, ajudar-nos hoje e sempre.

Estamos particularmente satisfeitos com a decisão nesta celebração memorável, os fiéis presentes no país de nascimento do novo Santo. São João Nepomuceno Neumann.

Seu lema "Passio Christi conforta-me" – "Paixão de Cristo, fortaleça-me", revela o segredo da vida e fonte inesgotável de sua força e do seu fecundo ministério. Que o santo missionário e bispo João Nepomuceno Neumann em caminho certo, seus compatriotas, seu exame enorme e agora defende e guia seguro para a casa eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário