Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

sábado, 15 de outubro de 2011

Espiritualidade (part. III)

O espírito de São João Neumann nos interpela

O ano jubilar do bicentenário do nascimento de São João Neumann está ecoando fortemente nas atividades do Centro Missionário Redentorista. Para divulgar mais e fazer mais conhecida a vida e a obra desse nosso confrade, tão atual para nós redentoristas, motivados pelo último Capítulo Geral para abraçar decididamente o processo de reestruturação, lançar mão dos projetos interprovincias, nos disponibilizar para a missão ad gentes, etc., o Centro promoveu algumas iniciativas comemorativas. Entre elas podemos destacar: a elaboração, publicação e divulgação, no nível da União dos Redentoristas do Brasil, do livro da Novena de São João Neumann, a elaboração e divulgação do folder comemorativo e do cartaz jubilar, a elaboração e propagação da oração e da ladainha a São João Neumann, os retiros para os Missionários Redentoristas Leigos em que se retoma os aspectos da espiritualidade neumanniana. Vale a pena acrescentar ainda que, exatamente nesse ano jubilar, o primeiro confrade brasileiro da Vice-Província, Pe. Gilson da Silva, decidiu partir para a missão ad gentes, para Suriname.

Notícia está que é ligada às atividades do Centro. A importância do Centro Missionário, no que se refere à reflexão, formação, capacitação e ação missionária, para a Vice-Província e para a realidade do Nordeste brasileiro.


Centro Missionário Redentorista da Bahia

O Centro Missionário Redentorista é uma das instituições missionárias, existente na Vice-Província da Bahia. Há mais ou menos vinte anos atrás, com um forte despertar missionário que se observou na nossa Unidade e a consequente criação da equipe das missões populares itinerantes, surgiu também a ideia do Centro Missionário.

As intuições originais dos Redentoristas, preocupados com a atualização e fidelidade ao carisma missionário redentorista, sensíveis aos sinais dos tempos, empenhados para renovar e adaptar nossa maneira de evangelizar aos novos cenários eclesiais e sociais, foram sintetizados no objetivo geral do Centro. Por isso, ele tem por finalidade:

No espírito de genuína tradição missionária redentorista, em profunda sintonia com a proposta evangelizadora da Igreja da América Latina e do Caribe, expressa no Documento de Aparecida, seguindo as orientações pastorais da Conferência dos Bispos do Brasil e das respectivas dioceses que a compõem:
  • incentivar e propagar a reflexão teológico-pastoral, com enfoque sobre a missiologia e a evangelização,
  • promover, animar e unificar iniciativas que convergem para a finalidade missionária da Congregação Redentorista, isto é, a pregação da Boa Nova aos mais pobres e abandonados,
  • despertar, formar e capacitar leigos para o discipulado e a missionariedade, buscando respostas efetivas aos desafios mais urgentes na Igreja e na sociedade.
Esse objetivo geral desdobra-se em diversos planos e projetos que constituem sua visibilização.

Com relação à reflexão teológico-pastoral, cabe ao Centro Missionário:
  • promover, organizar e realizar simpósios, mesas-redondas, encontros de estudo e discussão sobre a temática missionária,
  • incentivar e mobilizar os redentoristas, consagrados e leigos, de maneira especial os pós-graduados, para o trabalho de pesquisa e de publicação, em suas áreas de especialidade,
  • produzir material didático-missionário, subsídios pastorais, etc.
Em se tratar da formação missionária, o Centro assume responsabilidade de:
  • assessorar organismos e instituições missionárias nas dioceses, paróquias e Unidades Redentoristas do Brasil,
  • oferecer cursos para missionários leigos das paróquias missionadas,
  • oferecer cursos de formação missionária e oficinas de prática missionária para leigos em geral,
  • coordenar cursos para os Missionários Redentoristas Leigos,
  • proporcionar cursos de formação missionária para leigos das paróquias redentoristas,
  • capacitar para o trabalho missionário os redentoristas, consagrados, seminaristas e leigos, através de cursos teóricos e oficinas de prática missionária.
Quanto à ação missionária, os confrades do Centro Missionário se empenham a:
  • pregar Missões Populares,
  • promover, preparar e pregar novenas e tríduos missionários e de padroeiros, etc.,
  • pregar retiros espirituais para o clero, os(as) religiosos(as), leigos e os redentoristas,
  • preparar e pregar Semanas Missionárias com os Missionários Redentoristas Leigos.
Fonte:  Pe. Antônio Niemiec, C.Ss.R. Boletim Scala Nº 70

Nenhum comentário:

Postar um comentário