Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

domingo, 5 de fevereiro de 2012

Artigo

O exemplo de São João Neumann

Neumann nasceu em 28 de março de 1811 e morreu em 5 de janeiro de 1860, aos 49 anos de idade. Em 1977, foi declarado santo por Paulo VI. Natural da Boêmia, foi para os Estados Unidos, onde se tornou redentorista e bispo. São João Neumann, em tão pouco tempo de vida, construiu mais de 90 igrejas, fundou um sistema nacional de escolas paroquiais, além de investir em algumas comunidades religiosas. Neste ano, os redentoristas celebram o bicentenário de seu nascimento.

O que destacar de seu exemplo para os tempos atuais? Primeiramente, a intensidade de uma breve vida doada numa intensa atividade de evangelização. O panorama atual da humanidade exige habilidade e empenho daqueles que se dedicam na construção do Reino de Jesus. E em muitos casos há paralisações, posições inertes, não compatíveis com o elan criativo do Evangelho.

Talvez seja esse um motivo pelo qual a Congregação Redentorista insiste no processo da reestruturação. Em segundo lugar, é possível colher de Neumann uma pessoa que se comprometeu com uma causa e não mediu distâncias. Saiu de sua pátria para, de forma missionária, ir ao encontro de outra gente, ultura...

Estar disponível não é atitude tão simples para os dias de hoje, certo? Por fi m, a atualidade de São João Neumann também se encontra na presença humilde de uma Igreja que serve mesmo em tempos de hostilidades. Com isso é possível sonhar um futuro de uma comunidade eclesial mais servidora dos pequenos e menos preocupada com suas estruturas de poder. Que São João Neumann ajude a Congregação Redentorista, que inicia seu novo quatriênio com novas comunidades e novos governos, a ser ágil no anúncio da Copiosa Redenção, num espírito de disponibilidade constante para o serviço dos mais fracos. Especificamente na Província do Rio, que o tempo que se inaugura, com essa grande renovação das comunidades religiosas, seja semente de muitas ramagens novas para a videira de Jesus.

Pe. Vicente de Paula Ferreira, C.Ss.R.
Superior Provincial da Província do Rio 

<<Jornal Akikolá – Informativo da Província do Rio
Ano 29 n Nº 01 n Março de 2011>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário