Tradutor/Translator

Google-Translate-ChineseGoogle-Translate-Portuguese to FrenchGoogle-Translate-Portuguese to GermanGoogle-Translate-Portuguese to ItalianGoogle-Translate-Portuguese to JapaneseGoogle-Translate-Portuguese to EnglishGoogle-Translate-Portuguese to RussianGoogle-Translate-Portuguese to Spanish

quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

Breviário


 Ofício das Leituras

5 de janeiro 

São João Neumann, Bispo

Memória

 

São João Neumann nasceu em 1811 na Boêmia, na atual República Tcheca. Ingressou no seminário diocesano, mas não foi ordenado por ter muitos padres na diocese. Viaja então para a América, ordenado pela Diocese de Nova York. Inspirado pelo espirito missionário dos filhos de Santo Afonso de Ligório, ingressa na Congregação Redentorista. Em 1852, foi sagrado bispo da Filadélfia. Durante seu episcopado, construiu mais dezenas de igrejas, centenas de escolas e iniciou a construção da catedral da Diocese. Primeiro americano a ser canonizado.

Ofício das Leituras

I

­___________________________________________________________________________________

Antes do Ofício, quando rezado a sós, pode-se dizer a seguinte oração:

 

Abri, Senhor, os meus lábios para bendizer o vosso santo nome. Purificai o meu coração de todos os pensamentos vãos, desordenados e estranhos. Iluminai o meu entendimento, inflamai a minha vontade para que possa rezar digna, atenta e devotamente este Ofício, e mereça ser atendido na presença de vossa divina Majestade. Por Cristo, nosso Senhor.  Amém.

___________________________________________________________________________________

V. Abri os meusbios, ó Senhor.
R.
 E minha boca anunciavoso louvor.


Salmo 94(95)

 

Convite ao louvor de Deus

 

Animai-vos uns aos outros,

dia após dia, enquanto ainda se disser ‘hoje’ (Hb 3,13).

 

(Um solista canta ou reza a antífona, e a assembléia a repete.)

1 Vinde, exultemos de alegria no Senhor, *
aclamemos o Rochedo que nos salva!

2 Ao seu encontro caminhemos com louvores, *
e com cantos de alegria o celebremos!

 

(Repete-se a antífona.)

3 Na verdade, o Senhor é o grande Deus, *
o grande Rei, muito maior que os deuses todos.

4 Tem nas mãos as profundezas dos abismos, *
e as alturas das montanhas lhe pertencem;

5 o mar é dele, pois foi ele quem o fez, *
e a terra firme suas mãos a modelaram.

 

(Repete-se a antífona.)

6 Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, *
e ajoelhemos ante o Deus que nos criou!

=7 Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, †
e nós somos o seu povo e seu rebanho, *
as ovelhas que conduz com sua mão.

 

(Repete-se a antífona.)

=8 Oxa ouvísseis hoje a sua voz: †
“Não fecheis os corações como em Meriba, *

9 como em Massa, no deserto, aquele dia,
– em que outrora vossos pais me provocaram, *
apesar de terem visto as minhas obras”.

 

(Repete-se a antífona.)

=10Quarenta anos desgostou-me aquela raça †
e eu disse: “Eis um povo transviado, *

11 seu coração não conheceu os meus caminhos!”
– E por isso lhes jurei na minha ira: *
“Não entrarão no meu repouso prometido!”

 

(Repete-se a antífona.)

– Glória ao Pai e ao Filho e ao Esrito Santo. *
Como era no prinpio, agora e sempre. Amém.

 

(Repete-se a antífona.)

Hino

 

O Rei do amor é meu pastor,

Cuja bondade nunca me falha.

nada me falta se sou dele,

e ele é meu para sempre.

 

Onde correm correntes de água viva,

minha alma resgatada Ele está conduzindo;

e onde crescem os pastos verdejantes,

com alimentação celestial.

 

Perverso e tolo, muitas vezes me desviei,

mas ainda com amor Ele me procurou;

e em Seu ombro gentilmente colocado,

e para casa, regozijando-se, me trouxe.

 

No vale escuro da morte não temo nenhum mal,

com você, querido Senhor, ao meu lado;

Sua vara e cajado ainda me confortam,

Sua cruz antes de me guiar.

 

Você estendeu uma mesa à minha vista;

Sua graça de unção concedendo;

e oh, que transporte de prazer

de Teu cálice puro fluindo!

 

E assim, através de todos os dias,

Sua bondade nunca me falha;

Bom Pastor, que eu cante o Teu louvor

dentro da Tua casa para sempre.

 

Salmodia

Ant. I Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!

          Para sempre louvaremos vosso nome.

 

Salmo 43 (44)

Calamidades do povo

Em tudo isso, somos mais que vencedores, graças àquele

que nos amou (Rm 8,37).

1

2 Ó Deus, nossos ouvidos escutaram, *
e contaram para nós, os nossos pais, 
– as obras que operastes em seus dias, *
em seus dias e nos tempos de outrora:

=3 Expulsastes as nações com vossa mão, †
e plantastes nossos pais em seu lugar; *
para aumen-los, abatestes outros povos. 
4 Não conquistaram essa terra pela espada, *
nem foi seu braço que lhes deu a salvação;

– foi, porém, a vossa mão e vosso braço *
e o esplendor de vossa face e o vosso amor. 
5 Sois vós, o meu Senhor e o meu Rei, *
que destes as vitórias a Jacó; 
6 com vossa ajuda é que vencemos o inimigo, *
por vosso nome é que pisamos o agressor.

7 Eu não pus a confiança no meu arco, *
a minha espada não me pôde libertar; 
8 mas fostes vós que nos livrastes do inimigo, *
e cobristes de vergonha o opressor. 
9 Em vós, ó Deus, nos gloriamos todo dia, *
celebrando o vosso nome sem cessar.

 

Ant. Fostes vós que nos salvastes, ó Senhor!

          Para sempre louvaremos vosso nome.

Ant. 2 Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,

          Não entregueis à vergonha a vossa herança!

 

II

 

10 Porém, agora nos deixastes e humilhastes, *
já não saís com nossas tropas para a guerra! 
11 Vós nos fizestes recuar ante o inimigo, *
os adverrios nos pilharam à vontade.

12 Como ovelhas nos levastes para o corte, *
e no meio das nações nos dispersastes. 
13 Vendestes vosso povo a preço baixo, *
e não lucrastes muita coisa com a venda!

14 De nós fizestes o escárnio dos vizinhos, *
zombaria e gozação dos que nos cercam; 
15 para os pagãos somos motivo de anedotas, *
zombam de nós a sacudir sua cabeça.

16 À minha frente trago sempre esta desonra, *
e a vergonha se espalha no meu rosto, 
17 ante os gritos de insultos e blasfêmias *
do inimigo sequioso de vingança.

 

Ant. Perdoai, ó Senhor, o vosso povo,

        Não entregueis à vergonha a vossa herança!

Ant. 3 Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,

          libertai-nos pela vossa compaixão!

 

III

 

18 E tudo isso, sem vos termos esquecido *
e sem termos violado a Aliança; 
19 sem que o nosso coração voltasse atrás, *
nem se afastassem nossos pés de vossa estrada! 
20 Mas à cova dos chacais nos entregastes *
e com trevas pavorosas nos cobristes!

21 Se tivéssemos esquecido o nosso Deus *
e estendido nossas mãos a um Deus estranho, 
22 Deus não teria, por acaso, percebido, *
ele que  o interior dos corações? 
23 Por vossa causa nos massacram cada dia *
e nos levam como ovelha ao matadouro!

24 Levantai-vos, ó Senhor, por que dormis? *
Despertai! Não nos deixeis eternamente! 
25 Por que nos escondeis a vossa face *
e esqueceis nossa opressão, nossa miséria?

26 Pois arrasada até o pó está noss’alma *
e ao chão está colado o nosso ventre. 
– Levantai-vos, vinde logo em nosso auxílio, *
libertai-nos pela vossa compaixão!

 

Ant. Levantai-vos, ó Senhor, e socorrei-nos,

        libertai-nos pela vossa compaixão!

 

Leituras

 

Primeira leitura

Da carta aos Colossenses

4,2-18

Exortação à vigilância. Conclusão da carta

            Irmãos:2 Permanecei firmes na oração, vigilantes nela e em ação de graças. 3Rezai também por nós, para que Deus abra uma porta à palavra e para que nós possamos pregar o mistério de Cristo, pois em razão disso fui lançado na prisão. 4Rezai para que novamente eu o possa manifestar como é meu dever. 5Sede circunspectos no trato como os de fora, tirai proveito da ocasião. 6Que as vossas palavras sejam sempre amáveis, mas temperadas com sal, pois deveis saber como responder a cada um da maneira certa.

            7Tíquico, o irmão dileto, vos informará da minha situação; ele é meu fiel auxiliar e, como eu, serve ao Senhor. 8Envio-o de propósito a vós para vos transmitir notícias nossas e para vos dar ânimo. 9Onésimo, irmão fiel e caríssimo, o acompanha; ele é vosso conterrâneo. Eles vos porão a par de tudo o que se passa aqui.

            10Saúda-vos Aristarco, que está comigo na prisão, e Marcos, primo de Barnabé, sobre quem já recebeste instruções; se ele for ter convosco, acolhei-o bem. 11Jesus, chamado Justo, vos saúda também. Dos que tinham sido judeus, são estes os únicos que trabalham comigo pelo reino de Deus; eles têm sido uma consolação para mim. 12Saúda-vos Epafras, conterrâneo vosso; este servo de Cris-to Jesus não cessa de empenhar-se por vós nas suas orações, para que vos torneis perfeitos e totalmente imbuídos da vontade de Deus. 13Posso testemunhar que ele se empenha muito por vós, como também pelos de Laodicéia e de Hierápolis.

            14Saúdam-vos Lucas, o médico, nosso caro amigo, e Demas. 15Saudai os irmãos de Laodicéia, como também Ninfa e a comunidade de fiéis que se reúne em sua casa. 16Quando esta carta tiver sido lida na vossa presença, fazei que a leiam também entre vós a carta dirigida a Laodicéia. 17Dizei a Arquipo: "Vê se te desempenhas bem do ministério que recebeste como encargo do Senhor".

            18A saudação, eu, Paulo, a escrevo com a minha própria mão. Lembrai-vos de que estou algemado. A graça esteja com todos vós.

 

Responsório Cl 4,3; cf. Sl 50(51),17

R. Oremos, meus irmãos, uns pelos outros,

que Deus nos abra a porta à palavra,

* Para o mistério de Cristo anunciarmos.

V. Que o Senhor nos abra os lábios para cantar,

e a nossa boca anunciará o seu louvor. * Para o mistério.

 

Segunda leitura

Da carta de São João Neumann, bispo ao Cardeal Barnabo

 

Trabalhei com todas as minhas forças para cumprir os deveres do meu ofício

            De fato, aparentemente demorei muito para escrever à Santa Sé a carta prometida pelo arcebispo de Baltimore em nome do concílio. No entanto, esse atraso não foi sem razão. Pois o concílio mal havia terminado e eu estava discutindo a divisão da Diocese de Filadélfia e minha transferência para uma nova sede com um dos Padres do concílio, quando o Padre me insinuou [que ele não sabia] se isso poderia mais provavelmente esperar, pois a Santa Sé pensou que eu renunciaria ao episcopado, ou desejava renunciar. Da mesma forma, quando o Arcebispo de Baltimore me informou sobre a designação de um coadjutor, acrescentou que, caso eu persistisse no desejo de renunciar, a Santa Sé me permitiria dar o título de propriedade eclesiástica ao mesmo coadjutor.

            Fiquei bastante incomodado com medo de ter feito algo que desagradasse tanto o Santo Padre que minha renúncia parecesse desejável para ele. Se assim for, estou disposto a deixar o episcopado sem qualquer hesitação. Assumi esse fardo por obediência e trabalhei com todas as minhas forças para cumprir os deveres de meu ofício e, com a ajuda de Deus, espero, não sem frutos. Quando o cuidado das coisas temporais pesava em minha mente e parecia-me que meu caráter era pouco adequado para o mundo muito culto da Filadélfia, comuniquei a meus colegas bispos durante o concílio de Baltimore de 1858 que me parecia oportuno solicitar a minha transferência para uma outra diocese que estava para ser erguida (sendo nomeada as cidades de Pottsville ou em Wilmington, Carolina do Norte). Mas desistir da carreira episcopal nunca me passou pela cabeça, embora eu estivesse consciente de minha indignidade e inépcia; pois as coisas não chegaram a tal ponto que eu tivesse um ou outro motivo dos seis pelos quais um bispo poderia pedir com segurança ao Santo Padre permissão para renunciar. Por muito tempo eu duvidei do que deveria ser feito.

            Embora meu coadjutor tenha me proposto que ele assumisse a nova diocese se fosse erigida, achei muito mais oportuno e pedi aos Padres que ele fosse nomeado para a diocese de Filadélfia, já que ele é muito mais dotado de facilidade e entusiasmo na administração das coisas temporais. Com efeito, estou muito mais habituado ao campo, e poderei cuidar das pessoas e dos fiéis que vivem nas montanhas, nas minas de carvão e nas quintas, pois estaria no meio deles.

            Se, no entanto, desagradar a Santo Padre dividir a diocese, estou, de fato, preparado para permanecer na mesma condição em que estou atualmente, ou se Deus assim inspirar o Papa para dar toda a administração da diocese ao Padre James Wood, estou igualmente preparado para renunciar ao episcopado e ir para onde possa me preparar com mais segurança para a morte e para as contas que devem ser prestadas à Justiça Divina.

            Não desejo nada além de cumprir o desejo do Papa, seja ele qual for.

 

Responsório Mt 25, 20-21

Muito bem, meu bom e fiel servo;

tens sido fiel nas pequenas tarefas que te dei;

agora vou confiar a você outros maiores.

Venha e compartilhe minha alegria.


Senhor, você me deu cinco moedas, e veja, eu trago de volta o dobro.

Venha e compartilhe minha alegria.


Oração

Ó Deus, que chamastes o Bispo São João Neumann, de grande renome por sua caridade e serviço pastoral, para pastorear seu povo na América, concedei por sua intercessão que, enquanto promovemos a educação cristã da juventude e somos fortalecidos pelo testemunho do amor fraterno, aumentai os fiéis da vossa Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que vive e reina convosco na unidade do Espírito Santo, Deus, para todo o sempre.  Amém.

Conclusão da Hora

Bendigamos ao Senhor.

R. Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário